04 abril 2011

Em Santa Rosa, secretário da Educação diz que vai reconstruir os espaços pedagógicos

Após o encontro, Azevedo esteve
reunido com representantes das 
universidades da região
A manhã desta sexta-feira (1º) iniciou embalada pelas lindas vozes do Coral da Elo - O som do coração, de Santa Rosa. A apresentação foi realizada no Encontro da Educação que reuniu o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, deputados, prefeitos, representantes das universidades, secretários municipais, vereadores, diretores e professores da região, e aconteceu no Centro Cívico Municipal Antônio Carlos Borges.
A coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Ilse Bamberg falou sobre participação, diálogo e interação entre os professores, diretores, funcionários, pais e alunos. "Vamos avaliar e queremos ser avaliados. Assim poderemos construir o processo participativo, em que todos sejam ativos nesse novo tempo da Educação."
Azevedo levou em seu discurso os objetivos de sua gestão, apresentou as perspectivas para os próximos quatro anos, e conheceu de perto as demandas da região. No breve relato que fez sobre a Secretaria, descreveu a situação da Seduc no início de sua gestão. "Encontramos um quadro não muito positivo. Temos uma instituição que trabalha com transferência de responsabilidade, sistemas não informatizados e muita burocratizada Ao contrário disso, estamos buscando a reconstrução dos espaços de elaboração pedagógica, em que a capacidade intelectual de cada indivíduo é valorizada", defendeu.
Na concepção administrativa, o secretário defende a eficiência da gestão democrática, com a inteligência de todos, em todos os atos. "A participação e sinergia das inteligências dos indivíduos é que constrói a democracia". Para ele, o grande espaço da democracia é o conselho escolar, como órgão que representa as comunidades escolares.
De acordo com o chefe da pasta da Educação no Estado, a reestruturação curricular também é uma questão que precisa ser avaliada. "Trabalhamos com o mesmo sistema há mais de nove anos. Precisamos nos modernizar, nos readaptar, respeitar os momentos da criança. O ciclo de alfabetização proposto pelo MEC, por exemplo, trata o pequeno estudante como aprendiz e não como um fracassado. No mesmo sentido, teremos de refletir sobre o restante do Ensino Fundamental", explicou.
O prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconci, os deputados Jefferson Fernandes (estadual) e Elvino Bohn Gass (federal) acompanharam as atividades.
Reunião com reitores
Após o encontro, Azevedo esteve reunido com representantes das universidades da região. O secretário pretende, em parceria com as universidades públicas e comunitárias, criar mestrados profissionais para os professores da rede pública. A ideia é que os professores façam estudos e pesquisas sobre suas experiências concretas, do cotidiano das escolas. As universidades formatarão um documento apresentando as possibilidades de cada entidade, para que iniciem os projetos o mais breve possível.
Participaram do encontro o Instituto Federal de Farroupilha, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Regional do Noroeste do RS, Universidade Aberta do Brasil - Três de Maio, Sociedade Educacional de Três de Maio, Faculdade de Horizontina, Fundação Educacional Machado de Assis, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Santo Ângelo.