24 setembro 2010

Cereais matinais: saiba como não errar no café da manhã

Os cereais matinais vêm ganhando um espaço cada vez maior na alimentação dos brasileiros. Uma dezena de tipos diferentes deste mesmo produto enchem as prateleiras dos supermercados. Mas como escolher a opção mais saudável?
De acordo com a nutricionista Fernanda Bortolon, é preciso estar atento aos ingredientes dos cereais. Aqueles que trazem mais benefícios à saúde contém pouco ou zero açúcar, utilizam grãos integrais e contêm fibras. 
— Os cereais matinais com aveia, all bran e trigo são considerados integrais porque não passam pelo processo de refinação, o que preserva a integridade de sua camada mais externa, chamada farelo, onde há maior quantidade de fibras, além de minerais, vitaminas e demais nutrientes. 
Segundo Fernanda, estes cereais são mais ricos do ponto de vista nutricional do que os refinados — com flocos de milho. 
— Nem todos os cereais matinais são ricos em fibras e nutrientes. Vale a pena conferir no rótulo quais contêm maior quantidade de fibras por porção, pois são também os melhores sob o ponto de vista nutricional. Caso contrário, o consumo será apenas de carboidratos, basicamente amido, além de açúcar refinado que nada tem de saudável. 
Cereais integrais combinados com leite, iogurte ou fruta equivalem a um café da manhã completo, equilibrado e extremamente nutritivo. De acordo com a nutricionista, essa refeição contém mais vitaminas, sais minerais e fibras com relação ao café da manhã tradicional (café com leite e pão francês com manteiga), que é rico em calorias e gorduras. 
Cereais melhoram desempenho físico 
A composição nutricional comum dos cereais ajuda a aumentar a energia e o desempenho físico, reforça o sistema imunológico e auxiliam na formação e regeneração de estruturas corpóreas (ossos e dentes) segundo a nutricionista. Além disso, melhoram o trânsito intestinal, mantêm níveis glicêmicos e ajudam na diminuição do colesterol LDL. 
Consumo recomendado 
A recomendação diária de consumo dos cereais matinais é em média 40 gramas, o que pode variar de acordo com as necessidades individuais. Porém vale lembrar que é fundamental aumentar a ingestão de líquidos como água, chás e sucos ao longo do dia para evitar flatulência pela ação de um aporte maior de fibras, que pode inclusive ocasionar constipação.