24 setembro 2010

Cidade do Norte gaúcho decreta situação de emergência

O prefeito do município de Centenário a 38 quilômetros de Erechim, Luiz Alberto Polon, decretou situação de emergência na tarde desta sexta-feira por causa dos danos provocados pelo excesso de chuvas que caíram esta semana na região. De acordo com o secretário de Agricultura, Genoir Florek, o município ainda não concluiu o levantamento das perdas que foram expressivas nas lavouras de milho, trigo e nas pastagens.
Segundo ele, o rio Apuaê Mirim, que atravessa comunidades do interior, saiu do leito e deixou um rastro de destruição. “Foram levados pontilhões, atingidas pontes e houve deslizamento de terras sobre estradas do interior”, disse o secretário Genoir. 
As comunidades mais atingidas foram Lajeado Andreé, Lajeado Valeriano, Barão do Rio Branco, Rio Branco Baixo e Lajeado Maria. Nesta sexta-feira as aulas da rede pública estadual e municipal foram suspensas. 
O secretário avaliou que cerca de 400 alunos ficaram sem aulas já que duas instituições da cidade – Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima e Escola Estadual Rondônia – suspenderam o funcionamento. O problema se deveu por causa da impossibilidade do transporte escolar ser realizado em razão das precárias condições de tráfego nas estradas vicinais do interior. 
Nesta sexta-feira o rio Apuaê Mirim baixou o nível, voltando ao leito. Com isso, a situação deverá se normalizar no fim de semana.