23 fevereiro 2013

ALL em Cruz Alta está interditada pelo Corpo de Bombeiros

Sede da ALL está com portas fechadas em Cruz Alta
(Foto: Roberto Big Souza / especial)
Sem alvará de funcionamento desde dezembro de 2011, sede da América Latina Logística (ALL) em Cruz Alta, no noroeste do Estado, está interditada há uma semana pelo Corpo de Bombeiros. Sem acesso aos prédios, os funcionários não podem abastecer vagões ou fazer trabalhos administrativos. O transporte de vagões que vem de outros locais, pelo trecho, continua normalmente.

Durante o ano de 2012 a ALL foi multada três vezes, por não providenciar a regularização do alvará. O caso foi comunicado ao Ministério Público e em uma inspeção, os bombeiros de Cruz Alta constataram uma série de irregularidades.

Conforme o Sargento Vilmar Silva do Nascimento, assessor de análise técnica do Corpo de Bombeiros, faltavam extintores e os existentes estavam vencidos. Sinalizações como luz de emergência não funcionavam e também foi constatada precariedade na manutenção da rede elétrica.

- Se houvesse um incêndio no local, os extintores vencidos não funcionariam, havia risco para moradores próximos também, avalia Nascimento.

Com base neste laudo, os bombeiros interditaram os prédios da ALL. Os funcionários ficaram impedidos de realizar trabalhos administrativos e de abastecer vagões, inclusive os vagões com combustível. As bombas de combustível foram lacradas e este serviço foi transferido para a sede da ALL em Santa Maria.

Os vagões que saem de outras cidades continuam passando normalmente pela cidade, com direção a Santa Maria e Rio Grande.

Além da sede da ALL, outros 35 locais na cidade foram interditados, como bares, danceterias, Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e clubes.

CONTRAPONTO 

A ALL informou através de sua assessoria, que estão sendo tomadas as medidas necessárias para regularizar as exigências dos bombeiros, para que o prédio seja liberado no menor prazo possível.