09 maio 2011

Créditos para pecuária no Plano Safra animam criadores gaúchos

Medida foi anunciada pelo ministro

da Agricultura, Wagner Rossi, na 

última Expozebu

O Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, divulgou, na semana passada, a intenção de promover medidas para o setor pecuário. Entre elas está uma linha destinada à renovação de pastagens, com ênfase em melhoria de produtividade. Além disso, outras duas linhas de crédito incentivarão a retenção e a aquisição de matrizes.
As propostas, que devem constar no próximo Plano Agrícola e Pecuário, que será divulgado em junho, agradam os criadores. Para o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa, a pecuária não tinha tantos recursos quanto a agricultura. O dirigente acredita que o crédito vem no momento certo.
— Acho que vem bem, vem na hora certa. Ainda precisávamos de uma linha de crédito com mais de 3 anos para produzir carne, num momento que estamos com uma demanda ambiental e precisamos aumentar a produtividade dentro da mesma área. E só com crédito é que os pecuaristas vão conseguir fazer isto - ressalta
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Devon. Adelar Santarém, espera, no entanto, que o crédito não seja seguido de juros altos para o produtor.
— Acho que é uma medida boa, e espero que este anúncio não venha junto com juros extorsivos. Não adianta termos uma boa ideia se ela não for factível, se não for bem aplicada, em virtude dos custos — salienta.
Segundo o ministro Rossi, na abertura da Expozebu, que ocorreu na última semana, em Uberaba, Minas Gerais, o volume de recursos e os prazos ainda estão sendo definidos em conjunto com o Bndes e o Banco do Brasil.