Parque Eólico foi inaugurado nesta quinta-feira em Tramandaí (Foto: Divulgação/Tramandaí) |
A cidade de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, contará com cinco novas usinas eólicas. Quatro delas já estão em construção, o que vem gerando empregos na região, como mostra reportagem do RBS Notícias (veja ao lado). "Fazia um ano já que eu estava desempregado. Veio a eólica para cá e já faz três meses que eu estou trabalhando", diz o servente Vagner Monteiro.
Waldir Monteiro, pai de Wagner, também conseguiu um emprego na construção. "Faz dois meses que estou trabalhando na empresa", conta o servente.
Nos campos do município, serão montados 39 aerogeradores. As usinas terão capacidade para gerar 78 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade com 300 mil habitantes. As obras devem ser concluídas no fim deste ano, e a operação comercial deve iniciar em 2013.
Segundo o responsável pelo setor administrativo e pela logística da obra, Nelio Catharina Pinto, a geração de energia eólica no município será ainda mais explorada. "A Eletrosul vem olhando com carinho a hipótese de ampliar cada vez mais seus projetos em Livramento", afirmou o executivo.
De acordo com a Prefeitura de Santana do Livramento, as usinas também terão impacto na arrecadação de impostos do município. "(Com) todas elas funcionando, (serão arrecadados) em torno de R$ 8 milhões", disse o secretário da Fazenda, Irani Cobas Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário