28 novembro 2012

URGÊNCIA/EMERGÊNCIA 24H do HSVP: Número de atendimentos cresce em 2012

Número de atendimentos aumentou muito em 2012
O problema da lotação das emergências hospitalares preocupa as lideranças ligadas ao setor e a população que necessita do serviço. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio vem tendo um acréscimo na procura por atendimentos na Urgência/Emergência 24h, o que gera um maior tempo de espera por parte dos pacientes. Se em 2011 a média foi de 84 pacientes/dia, o índice aumentou para 94 em 2012, motivado por pessoas que procuram o serviço todos os dias com gripe, depressão, alergias, dores musculares, dor de dente, dores lombar e em busca de curativos e aplicações de injeção, casos que não necessitam de atendimento emergencial, pois deveriam ser buscados junto às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias da Saúde da Família) do município.

São dois os fatores que vêm contribuindo para o aumento dos índices: a falta de conhecimento das pessoas quanto aos casos que realmente se enquadram como emergência e o fato de simplesmente não procurarem as UBSs e ESFs, situação que se agravou no último mês devido aos feriados, em que as UBSs estiveram fechadas.

Vários pacientes demonstram sua angústia diante da situação ao reclamarem junto à recepção da Emergência e ao acolhimento do HSVP, argumentando que não conseguem acesso às Unidades Básicas de Saúde do município e que acabam procurando o Hospital em busca do atendimento, o que tem causando transtornos e filas na Emergência da Instituição, ocasionando uma queda na satisfação do pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário