Valorizar a cultura e promover o conhecimento. Esta semana a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Juventude em parceria com a Etnia Afro de Santa Rosa, organizou atividades diferenciadas.
As ações fazem parte de um trabalho que acontece desde o início do ano, com formação continuada para professores de História sobre a inserção dos conteúdos Afro-brasileiro e Indígena no currículo escolar.
Nesta semana, os alunos da rede municipal de educação assistiram aos filmes “Quilombo” e “Kiriku, a feiticeira”. Eles também participaram de inúmeras atividades ressaltando a importância do negro em nossa sociedade. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Francisco Xavier Giordani, no bairro Planalto, o Professor Ibirá e seu grupo de capoeira conversaram com os estudantes e realizaram apresentações.
Os alunos retribuíram a atenção com apresentação de poesias, histórias e teatro. A atividade encerrou com a degustação de comidas típicas africanas.
Professores da rede municipal também participaram de palestras e oficinas. O objetivo foi aperfeiçoar o conhecimento sobre a cultura Afro para poder trabalhar melhor essa questão em sala de aula. Segundo a Secretária de Educação, Neli Cadaval da Costa, “Nossa região tem como característica a miscigenação, por isso, buscamos valorizar sempre todas as culturas. Nesta semana, priorizamos a qualificação dos professores e as atividades diferenciadas em sala de aula, para que os alunos aprendam mais sobre a importância histórica e cultural da etnia afro”.