16 março 2012

Obras do Clube Concórdia podem continuar

Autorização do IPHAE foi recebida nesta quinta-feira, 15
Na manhã desta quinta-feira, 15, o Prefeito Orlando Desconsi recebeu um ofício do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e da Secretaria de Cultura do Estado que responde a solicitação da análise de proposta de intervenções na edificação da Sociedade Esportiva e Recreativa Concórdia, encaminhada na tarde de quarta-feira, 14.
O encaminhamento foi realizado durante reunião com o Presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Gabriel Weber; O Presidente do Clube, Lari Krann; o proprietário da parte térrea, Anderson Mantei; o representante do proprietário do imóvel ao lado do Clube, Fábio Fagundes; o Secretário de Cultura e Turismo, Ângelo Zenni; o Secretário Geral de Governo, Heitor Henrique Cardoso; o Secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Mohamad Hamoi; o Procurador Jurídico, Tiaraju de Andrade e a Diretora de Cultura, Teresa Christensen.
Na reunião, a Administração Municipal recebeu, espontaneamente, vários elogios pela postura responsável com que tem tratado o tema e, uma cópia por escrito de uma manifestação do Clube e do proprietário da parte térrea com o comprometimento em preservar a fachada. Ainda, o representante do proprietário do imóvel ao lado se predispôs, se necessário, alterar o projeto da obra.
No documento elaborado pelo grupo, a Administração Municipal solicita ao IPHAE a suspensão do tombamento provisório, ou ainda, a autorização para que se possa continuar as obras de manutenção do prédio do Clube Concórdia e a presença de forma urgentíssima do IPHAE no município, a fim de ter a devida informação sobre a situação em que se encontra o prédio do Clube Concórdia.
Em resposta, o IPHAE encaminhou um ofício autorizando a empresa Lorentz Construções em continuar os trabalhos de reforma, seguindo alguns cuidados e tendo o comprometimento de não alterar fisicamente nenhum elemento da fachada do Clube.
Ainda, na quarta-feira, às 15h, o Prefeito juntamente com os representantes do Clube, o proprietário da parte térrea e o representante do proprietário do imóvel ao lado do Clube estiveram em audiência com o promotor de Justiça Marcelo Squarça, onde realizaram contato por telefone com o IPHAE, que solicitou o envio do memorial descritivo e assinatura do responsável.
“Esse entendimento seria menos traumático se o caminho do diálogo tivesse sido escolhido. Um tombamento terá conseqüências em toda a estrutura em um raio de100 metrosdo Clube, que afetariam um conjunto de obras e edificações próximas ao clube. As obras de manutenção são necessárias e indispensáveis para que as dependências possam ter alguma utilidade, de forma segura. Agradeço a flexibilidade do IPHAE em autorizar a continuação das obras”, afirma o Prefeito.
As obras devem ser concluídas nos próximos dias, já que no dia 31 de março está programado o tradicional Baile do Baltazar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário