06 agosto 2013

Queda de granizo no interior de Sede Nova

Funcionário da Emater fez o registro (Foto: Adelmo Colbek)
O miraguaiense Adelmo Colbek, funcionário da Emater/Ascar e atual coordenador da Coordenadoria Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), postou em sua página no Facebook fotos que registram a queda de granizo no final da tarde de segunda-feira, 5, na localidade de Linha Assombrado, no interior de Sede Nova, causando estragos em propriedades e plantações de trigo e aveia. O fenômeno também teria ocorrido em Humaitá e outros municípios da região.

Segundo Wagner de Cerqueira e Francisco, geógrafo do Brasil Escola, o granizo é um fenômeno caracterizado pela precipitação de água no estado sólido, ou seja, em forma de gelo. Essas partículas são transparentes ou translúcidas e apresentam tamanhos e pesos variados.

Em alguns casos, as partículas de granizo são tão pequenas que podem atingir o solo terrestre já na forma líquida. Esse processo depende das condições de umidade, peso e velocidade que o granizo atinge. Contudo, quando as condições atmosféricas são propícias para uma intensa precipitação de granizo, as consequências podem ser desastrosas.

Ainda segundo o geógrafo, o granizo pode destruir plantações, provocar a queda de árvores, abalar a estrutura de telhados, danificar a rede elétrica, amassar carros, derrubar placas de propagandas, desencadear uma série de transtornos no trânsito, etc. Em caso de uma precipitação de granizo, é aconselhável não ficar debaixo de árvores ou de telhados frágeis.

No Brasil, esse fenômeno é mais comum na Região Sul, sobretudo no estado de Santa Catarina.