19 outubro 2012

Palestra sobre gestão para a qualidade fez parte das comemorações dos 76 anos do Hospital São Vicente de Paulo

Os colaboradores como diferencial nos serviços oferecidos 
à população (Foto: DM3 Assessoria)
Possuir um quadro de colaboradores altamente qualificado e focado no atendimento humanizado dos pacientes é uma das metas da direção do Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio. Em busca de manter os profissionais motivados e atualizados quanto às exigências e padrões de qualidade exigidos, o HSVP ofereceu, como parte das comemorações de seus 76 anos, uma palestra sobre “Gestão para a qualidade” com o administrador de empresas Milton Antônio Rodrigues, pós-graduado em recursos humanos e com larga experiência de mercado. O evento foi realizado no auditório da Instituição e contou com a presença de mais de 60 pessoas entre direção, Irmãs, gerentes, coordenadores e colaboradores do Hospital.

Rodrigues abriu sua explanação com uma afirmação pontual: “Em uma organização, quem faz a diferença são as pessoas”, evidenciando assim a importância destacada aos funcionários em uma instituição. O foco da palestra foi o programa “5S”, que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a qualidade total através da organização e da disciplina no local de trabalho. O nome do programa tem como origem a primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina).

Entre os ensinamentos repassados por Rodrigues aos colaboradores do HSVP estão os cinco aspectos fundamentais do programa: colocar cada coisa em seu devido lugar a fim de organizar o espaço de trabalho de forma eficaz; limpar e cuidar do ambiente de trabalho; tornar saudável o ambiente de trabalho a fim de previr o aparecimento de supérfluos e a desordem; rotinizar e padronizar a aplicação dos quatro “S” anteriores para incentivar esforços de aprimoramento.

A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional. Buscando uma aproximação ainda maior com as atividades cotidianas realizadas pelos colaboradores do HSVP, Rodrigues trabalhou também a importância das boas relações interpessoais e a necessidade de amar seu trabalho, mesmo que para isso seja necessário encontrar um objetivo externo para desempenhá-lo, seja ele a recuperação do paciente, a realização pessoal ou oferecer o melhor para seus familiares.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:
- Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão
- Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração
- Melhoria da qualidade de produtos e serviços
- Menos acidentes do trabalho
- Maior satisfação das pessoas com o trabalho

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