22 janeiro 2013

Abóboras gigantes são cultivadas em propriedade do interior de Tucunduva

Uma família de agricultores tucunduvenses colheu
recentemente abóboras gigantes
As abóboras gigantes com mais de 30 Kg, foram cultivads na propriedade do agricultor Gildo Sachetti, na comunidade de São Bráz, interior de Tucunduva e foram fotogafadas pelo Eng. Agr. da Emater de Tucunduva, Jonas da Silveira.

A abóbora é uma planta da família das Cucurbitáceas, de caule rasteiro ou trepador. Algumas variedades são oriundas do Oriente Médio e Américas, mas atualmente é cultivada no mundo inteiro. Planta própria de climas quentes requer temperaturas entre 20 a 27ºC para seu cultivo e produtividade. É sensível ao frio abaixo de 10ºC e geadas.

Várias espécies do gênero Cucurbita são conhecidas como abóboras. A Cucurbita máxima (abóbora-moranga ou jerimum) é originária do Peru e chegou à Europa depois da conquista espanhola em 1532. A Moranga exportação (fruto com casca alaranjada e polpa amarela) e a Moranga Coroa IAC (fruto com casca cinzenta e polpa amarela) são variedades bastante comerciais. Também conhecidas como abóboras são a Cucurbita moschata, que pode ter-se originado no México, mas presente há 5.000 anos nas Américas do Sul e Norte, e a Cucúrbita pepo que é mexicana de origem, e cresce na América do Norte meridional há mais de 8.000 anos, chamada de abóbora-porqueira ou abobrinha verde.

Tradicionalmente a abóbora pesa em torno de 2 a 3 quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário