22 janeiro 2013

Bebê que nasceu na estrada entre São Borja e Santiago morreu na madrugada desta terça-feira em Alegrete

Foto: Thamara Dias Goulart / arquivo pessoal
Lucas Escobar Bender morreu na madrugada desta terça-feira na Santa Casa de Alegrete.Vítima de uma hemorragia respiratória, em decorrência da fragilidade da prematuridade, ele morreu por volta das 3h desta terça-feira.

O bebê veio ao mundo a partir de um parto feito pela avó, que é enfermeira, no meio da estrada entre São Borja e Santiago, na região central do Estado, na última sexta-feira.

Segundo a avó que ajudou a trazer o neto ao mundo, Lucas morreu por volta das 4h desta terça-feira. Abatida, ela comenta que mesmo com todo o conhecimento da sua profissão, ela tinha esperança de que Lucas se recuperaria bem. Foi um guerreiro, e lutou o quanto pode, afirma a avó.

O hospital informou, ainda na segunda-feira, o bebê recebeu respiração mecânica, medicamentos e luz para evitar o amarelão (doença parasitária). Nesta segunda-feira, Lucas estava com 830 gramas.

Lucas será velado no Cemitério Municipal de São Borja e deverá ser enterrado ainda hoje.

Uma história emocionante

Thamara Dias Goulart foi a responsável por fazer o parto do neto no acostamento, a 50 quilômetros de Santiago. A nora Sílvia Rodrigues Escobar, 24, entrou em trabalho de parto dentro do carro da família no retorno de São Borja para Santa Maria. Ela havia recebido alta do médico autorizando o retorno para Santa Maria após receber medicação para amadurecer os pulmões do bebê. No meio do caminho, Sílvia teve pré-eclâmpsia _ doença que provoca pressão alta em gestantes.

Nascido com sete meses, Lucas recebeu massagem cardíaca e pulmonar da avó enfermeira ainda na estrada. Após o nascimento, o bebê foi levado de ambulância para o Hospital de Caridade de Santiago, onde foi entubado e teve a respiração garantida por ventilação manual. Como o hospital não tem UTI Neonatal, a criança foi ser transferida para Alegrete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário