11 outubro 2010

Copatti avalia 2º lugar de Três de Maio na Saúde referente ao Idese de 2007

Altair Copatti e Vanderli de Barros
Ex-prefeito de Três de Maio atribui conquista da segunda colocação no Estado na área da Saúde a qualificação dos funcionários do setor no município e a instalação dos Postos de Saúde da Família.
Em entrevista a Rádio Colonial na manhã desta segunda-feira, 11, Altair Copati disse que priorizou a Saúde durante os dois governos entre os anos de 2001 e 2008. O primeiro passo, segundo ele, foi organizar a chamada Atenção Básica de Saúde com a instalação de 06 PSF’s e equipes de Saúde com médicos, enfermeiros, técnicos e Agentes de Saúde que fazem visitam a domicílio. 
Acompanhado da ex-Secretária municipal da Saúde, Vanderli de Farros, que atualmente atua na Fundação da Saúde de Santa Rosa, ele lembrou, também, da importância que teve a professora Adi Schubert, que foi a primeira pessoa a ocupar a pasta no período em que o PT administrou o município.
O município, que ocupava a 50º posição em 2006, teve seu índice elevado em 2,5% em 2007, fato que o levou a subir para a segunda posição nesse ano. Arroio do Meio ocupa a primeira posição em 2007.
A Fundação de Economia e Estatística divulgou semana passada os resultados do Idese, que abrange um conjunto de indicadores sociais e econômicos classificados em quatro itens: saúde, educação, renda, saneamento e domicílio.
O objetivo do Idese é medir e acompanhar o nível de desenvolvimento dos municípios gaúchos. O Idese varia de zero a 1.
Na lista geral do Idese em 2007, estão entre os 10 municípios melhor colocados Cerro Largo, na sétima posição; Cruz Alta, na oitava posição; e Ijuí, na décima posição.