10 junho 2011

Tarso realiza contatos com empresários espanhóis que manifestam interesse em investir no RS

Tarso Genro reuniu-se com o presidente do
Conselho Econômico e Social da Espanha, 
Marcos Peña
A crise econômica que assola países do velho continente tem feito com que grupos europeus que atuam em setores estratégicos busquem territórios em desenvolvimento para investir. Muitas empresas espanholas, por exemplo, ampliaram seus negócios nos nações que integram o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
Para eles, o nosso País destaca-se entre estas nações, em função da sua estabilidade política, da qualificação da mão de obra, do combate às desigualdades sociais e das suas relações internacionais. Atento a este movimento, o governador Tarso Genro apresentou nesta sexta-feira (10), na cidade financeira do Grupo Santander, localizada nas proximidades de Madri, o novo modelo de desenvolvimento aplicado no Rio Grande do Sul. O evento promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Espanha e pelo Grupo Santander reuniu dezenas de empresários.
Na abertura, o presidente da divisão América do Banco espanhol, Francisco Luzón, destacou que Tarso, quando foi prefeito de Porto Alegre, convenceu a instituição a investir no Brasil. No ano 2000, o Santander comprou os bancos Meridional e Banespa e, atualmente, é uma das maiores instituições privadas do Brasil. "Tarso dizia que o Brasil deixaria de ser uma promessa e passaria por um processo de crescimento econômico. Este processo aconteceu e está acontecendo. Principalmente a partir do Governo Lula, sem tirar os méritos dos governos anteriores", destacou Luzón.
Após a palestra, o governador participou de diversas reuniões para aprofundar negociações. Uma delas foi com uma empresa que atua na fabricação de equipamentos de combate a incêndios, principalmente carros e viaturas utilizados em aeroportos do mundo inteiro. Os representantes da empresa ressaltaram que estão participando de processos licitatórios para aumentar sua participação no Brasil e que, em caso de sucesso, irão instalar uma fábrica no País, podendo ser no Rio Grande do Sul.
Outros empreendedores que estiveram com os integrantes do Governo gaúcho foram os representantes do consórcio responsável pelo projeto de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. O governador afirmou que o acordo com o Governo Federal para a liberação da área está bem adiantado e que a definição deve ocorrer no próximo mês. "Temos o total interesse de que a situação se resolva de forma rápida para que os gaúchos possam desfrutar melhor daquele espaço no menor tempo possível", garantiu Tarso.
Encontro Ibero-Americano
Ainda nesta sexta-feira, o governador e o ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, que também está em agenda pela Europa, assinaram um termo de compromisso com o Conselho Econômico e Social da Espanha, por meio do presidente do órgão Marcos Peña, para a realização do I Encontro Ibero-americano de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, que ocorrerá em Porto Alegre no começo de dezembro. Antes, ainda, Tarso e o ministro convidaram o secretário-geral da Cúpula Ibero-Americana, o uruguaio Enrique Iglesias, para ajudar na organização da atividade.
O secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES-RS), Marcelo Danéris, que na quinta-feira, em Lisboa, já havia firmado o acordo com o Conselho português, participou das reuniões. Danéris também havia garantido a presença no evento do ex-presidente de Portugal Mário Soares. "Esses órgãos de promoção do diálogo social ampliado são fundamentais para o processo de consolidação da democracia e para a promoção do desenvolvimento", disse o governador ao final dos encontros. Tarso Genro e a comitiva gaúcha permanecem até domingo na Europa, quando retornam no voo inaugural da TAP que passará a ter uma linha direta entre Porto Alegre e a capital portuguesa.


Texto: Guilherme Gomes
Edição: Redação Secom
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini