18 janeiro 2012

Com escassez de água, Horizontina decreta situação de emergência

Foto: Danusa Widz, divulgação
Horizontina se juntará aos mais de 290 municípios gaúchos em situação de emergência no Estado. Os números do laudo técnico elaborado em parceria entre Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, de Coordenação e Planejamento, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Defesa Civil, apontam perda de 50% na soja, 40% no milho, na produção leiteira perdas de 15% em novembro, 20% em dezembro e 30% nestas primeiras semanas de janeiro de 2012.
Também há grandes perdas também na agricultura de subsistência, produção de carne bovina e na produção de peixes, além da fruticultura e horticultura. A decisão foi tomada em reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que aprovou a iniciativa, nesta segunda-feira.
Agora, o município encaminha os processos burocráticos e aguarda a visita da Defesa Civil Regional. Por enquanto, o governo municipal está realizando diversas ações para amenizar a situação dos agricultores, como a distribuição de água às famílias necessitadas, e estudos de viabilidade de perfuração de novos poços.
Os moradores do interior que precisam de água potável devem se inscrever na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Por meio de caminhões-pipa, ela será distribuída nas comunidades onde há demanda.