O Porto Novo do Rio Grande iniciou na tarde de hoje o desembarque de 29 carros de combate, três sistemas automáticos de controle de tiro, duas torres didáticas e três contêineres contendo equipamentos, ferramentas e manuais de blindados. A operação envolve 12 organizações militares do Comando Militar do Sul e deve ser concluída ainda hoje. A carga chegou embarcada no navio República Argentina, que veio do porto de Hamburgo, na Alemanha.
A carga foi comprada pelo Exército Brasileiro com o objetivo de modernizar seus carros de combate. Os veículos foram adquiridos do exército alemão e passaram por uma manutenção realizada pela empresa Rheinmetall Land System para posteriormente serem embarcados para o Brasil.
Com o uso de uma rampa do próprio navio, os tanques de guerra são descarregados do interior do navio por técnicos da empresa alemã que realizou a manutenção. No cais, com o auxílio de outra rampa, os carros de combate, com 45 toneladas cada, são embarcados em oito carretas do Exército, tendo cada capacidade para transportar um tanque por vez.
As carretas especiais do Exército levarão a carga até a Guarnição Militar Federal de Santa Maria, sede da 3ª Divisão de Exército — Divisão Encouraçada. O trabalho de transporte deve se estender até o próximo dia 15.
Esse foi o segundo lote de um total de 250 carros de combate. No primeiro lote, desembarcado em dezembro de 2009, foram importados 33 tanques de guerra.
As informações são da Superintendência do Porto do Rio Grande.