Risoles, mousse, pão de mel, sorvete, pizza, tudo feito com soja. Esses foram alguns dos 79 pratos que participaram do Concurso Regional de Pratos à Base de Soja, da 18ª Fenasoja. Vinte e quatro jurados tiveram a tarefa de escolher os três melhores pratos doces e os três melhores salgados.
O concurso aconteceu na manhã desta quinta-feira(06), no Centro Administrativo, do parque de exposições. Como eram muitos pratos, para facilitar a seleção, a degustação foi feita por partes. Os jurados foram então divididos, doze ficaram responsáveis pela escolha dos doces, e os demais, pelos salgados. Em cada mesa, três jurados avaliavam cerca de 8 pratos, e escolhiam os melhores, que então eram classificados para a final. Foi levado em consideração sabor, aroma, ingredientes, criatividade e aparência. Após a primeira seleção, os jurados definiram então, os três primeiros colocados de cada categoria.
Esse projeto não começou na Feira. Durante meses que antecederam a Fenasoja, a Comissão de Soja e Derivados em parceria com a Emater, Cooperativas e Prefeituras de 42 municípios da região organizaram o concurso que envolveu 400 comunidades rurais. Foram mais de 500 pratos, destes selecionados os primeiros e segundos lugares de cada município. Estes foram classificados para a grande final realizada na tarde desta quinta-feira. Segundo o presidente da Comissão, Jorge Lunardi, a motivação para o concurso foi grande, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas em todo o projeto, “Além de valorizar a soja, os envolvidos aprendem a importância da utilização do grão na alimentação”.
Durante a entrega da premiação realizada na tarde desta quinta-feira(06), o presidente da Fenasoja, Marlon Saling ressaltou a relevância dessa atividade, “Queremos agradecer a todos que estão envolvidos, durante quase um ano, na preparação desses belos e saborosos pratos à base de soja”. Todas as participantes do concurso receberam troféu, certificado e um pouco de soja verde, como forma de estimular a utilização na alimentação. O Prefeito Orlando Desconsi, também elogiou a organização e falou sobre a importância dos restaurantes locais oferecerem pratos à base de soja para estimular a população a saborear.
Entre tantos diferentes sabores, a lasanha de carne de soja, de Carine Krombauer de Giruá levou o terceiro lugar, na categoria salgada. O segundo lugar ficou para a Torta Salgada de Soja e Legumes, do Clube do Lar de Linha Larga, Santo Cristo e o prêmio do primeiro lugar foi entregue para Srª Geane Rocha, de Santa Rosa, que fez a Salada de Soja com molho de iogurte. Na categoria doce, o terceiro lugar ficou com o Pudim de Soja de Bianca Bronzatti de Pejuçara. Já o segundo lugar foi para o Grupo de Senhoras e Moças Renovação de São Pedro do Butiá, que competiram com o Bolo de Soja. O primeiro lugar ficou com Márcia Donadel e Marciele Stolarski de Guarani das Missões que fizeram a Torta de Soja com Nescau e café.
Essa é a segunda vez que o concurso é realizado. Todos os 39 pratos doces e os 40 salgados fazem parte de um Livro de Receitas que pode ser acessado no site da 18ª Fenasoja.