Presidente da Cotrimaio Amilton Dotto |
O evento, que ocorreu na Associação dos Funcionários da Cotrimaio – Afucomaio em Três de Maio, reuniu jovens de 20 municípios da área de abrangência da cooperativa, com o objetivo de mostrar a importância do trabalho cooperativado na busca de alternativas para o desenvolvimento.
Segundo o Presidente da Cotrimaio, Amilton Dotto, o jovem é líder e cooperativista por natureza. Demonstra essa característica quando cria seu grupo de amigos por afinidades ou por proximidade. Agrupado, o jovem é capaz de realizar uma mudança social positiva e esta evolução está em suas mãos. “A Cotrimaio acredita que o jovem é o sangue novo que renova o cooperativismo. Por isso, investe na formação de jovens com idade entre 15 e 26 anos, com foco na sucessão das cooperativas e no crescimento do movimento cooperativista. É o Encontro de Jovens que acontece todos os anos”, afirmou o presidente da Cotrimaio.
Os encontros despertam o interesse pelo negócio cooperativo, capacita jovens para gerir esse negócio de forma competitiva, exercendo seu papel de liderança. Mais que tudo, prepara este jovem para encarar com confiança os desafios do mercado de trabalho.
O diretor secretário da COTRIMAIO e coordenador do evento, Silceu Dalberto, destacou, na ocasião, a importância dos jovens na agricultura, pela sua determinação, coragem e desejo de mudança. “No cooperativismo precisamos contar com o apoio e a abrangente visão dos jovens. O meu ingresso no cooperativismo aconteceu através desses encontros de jovens e hoje estou na diretoria. Queremos ver a maioria dos jovens se não todos os presentes neste evento, liderando algum órgão governamental, estadual e cooperativista, como vereador, prefeito e principalmente, presidente da Cotrimaio futuramente. E o primeiro passo já foi dado, pois os jovens presentes, escolheram participar deste encontro e é com muito orgulho que recebemos os jovens neste evento que foi programado com muito cuidado e carinho, através do departamento de Comunicação e Educação da Cotrimaio para todos”, ressaltou.
Durante o evento, os jovens cooperativistas tiveram a oportunidade de participar de três palestras. Pela manhã a palestra foi sobre Coaching e Mentoring, tema esse que traz a responsabilidade como principal princípio. Levar a pessoa a atingir as suas metas, não ter medo de sair da zona de conforto em que vive, são algumas formas de trabalhar para progredir, tanto na sua vida pessoal como na vida profissional.
Os presentes ficaram atentos em toda a programação |
Após o almoço, foi abordado o tema liderança, valores da vida e escolhas, para levá-los a refletir, sobre o que será da agricultura e dos alimentos saudáveis sem eles para dar continuidade aos trabalhos.
Em seguida, foi abordado um assunto bem polêmico e de extrema importância para os sucessores da agricultura, questões sobre o meio ambiente, com foco na utilização dos recursos naturais renováveis e a legislação pertinente a proteção desses recursos com a discussão do novo código florestal e seus impactos na atividade agrícola. Além das palestras, o evento contou com a participação do Kiko Lemos, onde realizou um show de humor, trazendo muita alegria e descontração aos participantes.
A Cotrimaio agradece de forma muito especial a todos os jovens que fizeram-se presentes neste evento e comunica que já estão trabalhando no planejamento do próximo evento em 2012.