18 outubro 2011

Banrisul é o único a manter a greve em Três de Maio

Em Três de Maio, apenas os funcionários do Banrisul
Depois de 21 dias de greve, a maioria dos bancários voltou ao trabalho nas agências da região. Em Três de Maio, apenas os funcionários do Banrisul permanecem paralisados. Os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal aceitaram, em assembléia realizada na AABB, a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 9% (1,5% de aumento real mais a inflação de 7,4% no período). Os bancários do Bradesco já haviam voltado ao trabalho ontem.
Com a aceitação das propostas, além do reajuste de 9%, os bancários conquistaram a valorização do piso da categoria em 12% (4,3%) e melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
O acordo ainda estabelece uma regra de aviso prévio proporcional maior que o determinado pela nova legislação sobre o tema (Lei 12.506, de 11 de outubro de 2011), sancionada este mês pela presidente Dilma Rousseff.
O Comando Nacional dos Bancários também garantiu, junto à federação dos bancos, que não será descontado nenhum dia dos trabalhadores em greve. Pela proposta da Fenaban, haverá sim a compensação dos dias parados no máximo até 15 de dezembro. Eventual saldo após esse período será anistiado.