06 janeiro 2011

Condições climáticas devem aumentar produção de milho na região

O evento aconteceu hoje,6, na Setrem
A boa notícia foi dada pelo chefe de escritório da Emater de Três de Maio, Nelci Ângelo Recalcati, no último dia de campo realizado na área de pesquisa agropecuária da SETREM. O evento ocorreu nesta amanhã de quinta-feira, dia 06, promovido pela instituição de ensino, Emater, Sicredi e Cotrimaio.
Recalcati destacou que a colheita de milho inicia na segunda quinzena de janeiro e a expectativa é de aumento de produção em toda a região. Em Três de Maio, com área plantada de 7.500 hectares, o aumento em relação a safra passada chega a 24%. Estima-se que sejam colhidas 80 sacas por hectares. Em 2010, a média foi de 65 sacas por hectare. “A melhora na produtividade se dá em razão das condições climáticas favoráveis (chuvas regulares) e uso de tecnologias.”
Durante o evento produtores da região puderam conferir diversos materiais genéticos (Coodetec, Dow, Agroeste, Agroceres, Syngenta, Pioneer, Dekalb, Balu e Nidera), bem como, a fala de Rubens Frosi, gerente técnico da Supra, que abordou ‘Como produzir milho com qualidade diferenciada’.
O profissional enfatizou diversos aspectos que influenciam na qualidade, além do clima. São de responsabilidade do produtor a escolha da cultivar, a época de semeadura, a adubação nitrogenada, o controle de doenças e colheita, que dever ser efetuada com regulagem adequada. Há ainda os processos de secagem e armazenagem. “O grande problema enfrentado na região é a época de semeadura. O milho safrinha é sempre uma grande dificuldade. Desta forma, participar de eventos como este, são muito importantes. É a ocasião que o produtor tem de buscar esclarecimentos”, conclui.