![]() |
A Patrulha Maria da Penha será instalada em Santo Ângelo até junho de 2014 (Foto: Fábio Ritter) |
A Patrulha Maria da Penha será instalada em Santo Ângelo até junho de 2014, além de Ijuí, Cruz Alta e Santa Rosa. Policiais militares desses municípios, e mais São Luiz Gonzaga e Três de Maio, estão fazendo curso de capacitação na sala de aula do 7º RPMon.
O conteúdo possibilita a sensibilização dos servidores e servidoras no trato com mulheres vítimas de violência, além de aprofundar conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha e a rede de serviços para acolhimento e atendimento. A Patrulha trabalha no pós-delito, garantindo o cumprimento das medidas protetivas judiciais. Em todos os casos atendidos até agora, em que o agressor tentou voltar para agredir a mulher, ele acabou preso em flagrante, o que representa uma eficácia de 100%.
Para o comandante do 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon) de Santo Ângelo, Jacob Pinton, a patrulha é bem-vinda pois, só naquele município, são atendidos 100 casos de violência doméstica por mês. “Esse número deve ser maior, mas muitas não registram ocorrência por medo. Com a Patrulha Maria da Penha, esperamos reverter esse medo, que as mulheres se sintam protegidas e com coragem de denunciar”, afirmou.