15 julho 2010

Em 45 minutos, Inter goleia Guarani por 3 a 0

No primeiro jogo oficial com Celso Roth no comando, o Inter recomeçou o Brasileirão com vitória, nesta quarta-feira. No estádio Brinco de Ouro, o Colorado bateu o Guarani por 3 a 0. O triunfo faz a equipe pular para 10 pontos na competição, ultrapassando o Grêmio e ingressando na zona de classificação à Copa Sul-Americana. Na próxima rodada, domingo, o Inter recebe o Ceará, no Beira-Rio.
Primeiro tempo fraquíssimo
As duas equipes protagonizaram um primeiro tempo marcado por muitas limitações técnicas. Com passes laterais, nem Guarani – que ocupava as primeiras posições do Brasileirão – nem Inter – semifinalista da Libertadores – apresentaram bom futebol.
Diante da instabilidade inicial colorada, Celso Roth ainda se viu obrigado a fazer uma modificação com menos de 25 minutos. Ele sacou Wilson Mathias, que levou cartão amarelo logo aos 3 e seguia cometendo faltas fortes no adversário. Glaydson ganhou mais uma chance. Mas não seria ele a corrigir os problemas na meia cancha, que, com D'Alessandro e Taison, errava muitos passes.
O meia argentino, aliás, dominou duas bolas na grande área. Na primeira, com o gol livre, tentou cruzar para Alecsandro e desperdiçou o lance. Na segunda, se atirou no gramado e contou com a sorte para não levar o cartão amarelo por simulação. Da parte ofensiva do Inter, foi só. Do outro lado, o Guarani cercou, mas não conseguiu furar a defesa. Na melhor oportunidade da etapa inicial, Ricardo Xavier, livre na área, chutou para fora, em um lance que se fosse na Copa, a Jabulani levaria a culpa, aos 39.
Segundo tempo melhor
Depois do fraco primeiro tempo, Roth passou orientações precisas no vestiário. O Inter voltou melhor para os últimos 45 minutos e dominou o jogo, mandando o time da casa para o campo de defesa.
O gol colorado começou a tomar forma aos 8. D'Alessandro fez boa jogada na esquerda, pelo fundo, e rolou para Sandro. O volante acertou um chute violento, porém Douglas conseguiu espalmar para escanteio. O lance serviu de prenúncio para dali a cinco minutos. Na nova chance, Kleber foi à linha de fundo e cruzou para Sandro. Dessa vez, a bola estufou as redes.
O gol animou o Inter e desesperou o Bugre, que tentou fugir para o ataque deixando espaços generosos atrás. Taison agradeceu e passou a correr mais, depois de um discreto primeiro tempo. Diante desse cenário, Roth mandou Andrezinho a campo. E pelos pés do meia começou o segundo gol. Aos 26, ele se livrou da marcação e chutou. Douglas deu rebote, e Alecsandro só teve o trabalho de ampliar o marcador: 2 a 0.
A partir daí, o Guarani tentou impôr uma pressão. No entanto, o Inter se mostrou seguro e não permitiu a reação. Quando a defesa falhou, aos 34, Mazola recebeu livre na cara de Pato Abbondanzieri. Ao invés de chutar, já quase na pequena área, ele rolou para ninguém e jogou fora a oportunidade de descontar.
Os donos da casa não se entregaram e seguiram na busca do gol de honra. Nos minutos derradeiros, quando a equipe paulista dava mostras que conseguiria, veio o golpe final. Em rápido contra-ataque, Taison venceu o zagueiro na corrida e fuzilou o goleiro, no último lance do jogo.