15 julho 2010

Cambará registra menor temperatura do Estado em 2010

O município de Cambará do Sul, no Nordeste do Estado, registrou a menor temperatura desde o início do ano na madrugada desta quinta-feira: -4,4ºC, segundo a MetSul Meteorologia. Em Vacaria, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a mínima de -3,5ºC; em São José dos Ausentes, -2,1ºC. Em Farroupilha, na Serra, a temperatura chegou a -2,8ºC; em São Marcos, na mesma região, a -1,9ºC. Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, o Inmet marcou -1,7ºC.
Chuva
A partir de amanhã, a temperatura sobe em todo o Sul do Brasil. O ar polar continua sobre a Região, mas há expectativa de um grande aumento da nebulosidade já na noite de hoje. As nuvens vão impedir o maior resfriamento do ar na próxima madrugada. Amanhã ainda deve gear no centro-sul do Rio Grande do Sul, onde a madrugada e o amanhecer devem ocorrer praticamente sem nuvens, o que acelera o resfriamento.
Mortes
Pelo menos oito pessoas já teriam morrido vítimas do frio intenso que atinge o Sul do Brasil e da América Latina. Em Passo Fundo, um morador de rua foi encontrado perto de uma marquise do prédio do posto de saúde da vila Petrópolis na terça-feira. No Paraná, um um homem de 40 anosmorreu em frente a um bar na madrugada de ontem e o pronto-socorro de Mandaguari confirmou hipotermia. Em Livramento, um uruguaio foi encontrado morto em uma residência vestindo apenas uma calça e jaqueta.
Na Argentina, um homem de 50 anos que dormia na rua na Cidade de La Plata, capital de Província de Buenos Aires, foi encontrado morto ontem, de acordo com o Clarín. Fontes policiais informaram que a vítima dormia em um estacionamento próximo a uma estação de trem.
Já em Rocha, no Uruguai, um homem de 46 anos morreu de hiportemia na manhã de ontem, segundo o El País. A vítima foi encontrada em uma praça no centro da cidade fronteiriça. No mesmo dia, a polícia paraguaia informou que outro homem também teria falecido em consequência das baixas temperaturas. Na Bolívia, dois bebês morreram, segundo o jornal Los Tiempos.