16 novembro 2013

Missão cumprida: Palmeiras vence o Boa Esporte e conquista a Série B

Felipe Menezes comemora o gol marcado ainda no primeiro
tempo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O acesso era obrigação. O título, também. Depois de confirmar o retorno à elite do futebol brasileiro na 32ª rodada, o Palmeiras conquistou neste sábado, após vitória por 3 a 0 sobre o Boa Esporte, no Pacaembu, pela 36ª rodada, o bicampeonato da Série B. Mas o clima, como era de se esperar, não foi de muita euforia.

Pelo contrário. Sem lotar o estádio, o torcedor palmeirense apoiou, sim, mas parecia fazer questão de não comemorar como título a conquista de mais uma Segundona (já havia ganhado uma em 2003). Só explodiu mesmo nos gols. Foram poucos aqueles que gritaram “é campeão”. E mesmo assim, timidamente. O hino é que foi cantado com mais emoção.

Ao final, os jogadores chamaram a atenção pela comemoração no campo, levando uma faixa de agradecimento ao torcedor: "Obrigado pelo apoio incondicional."

Do outro lado, o mineiro Boa Esporte foi contagiado pelo clima morno da partida. Quando ainda estava 0 a 0, o time até mantinha (remotas) chances de alcançar o acesso. Mas depois dos gols palmeirenses, o ritmo caiu drasticamente. A comemorar, apenas a permanência na Série B para 2014.

Palmeiras e Boa Esporte ainda têm mais dois compromissos na Série B do Campeonato Brasileiro. O time de São Paulo encara o Ceará, dia 23, em Cuiabá, e a Chapecoense, dia 30, em Chapecó. A equipe mineira, por sua vez, recebe o Sport, no dia 23, e visita o Avaí, dia 30, em Florianópolis.

Também na tarde deste sábado, praticamente confirmada na Série A de 2014 após vencer o Paraná na última rodada, a Chapecoense não derrotou o Bragantino, mas garantiu o seu acesso para a elite do futebol brasileiro após empate em 1 a 1. A torcida, que estava ansiosa, pode soltar o grito que estava entalado na garganta: ‘Uh, é Série A!’. Os 9.565 torcedores da Chape que foram ao Estádio Índio Condá têm motivo de sobra para celebrar, já que o time entrou no campeonato, segundo a própria diretoria, pensando apenas em se manter na Segundona. Por sinal, este é o principal objetivo do Braga, pois o resultado deixou o clube perto do Z-4.