IMAMA realiza oficinas de conscientização Foto: Ramone Pacheco |
Neste mês de dezembro, o Núcleo de Conscientização do Instituto da Mama (IMAMA), de Três de Maio, promoveu mais duas edições do mutirão “Mulher, previna-se”, que tem o intuito de enfatizar a importância da conscientização sobre o câncer de mama.
No dia 6, a oficina de conscientização foi realizada para as pessoas atendidas pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Viva Bem, do Bairro Promorar, que iniciou com um pronunciamento da enfermeira Leila Johner, agradecendo pela presença de todos.
O Secretário de Saúde, Valdemar Fonseca, enfatizou que o trabalho do IMAMA é de grande valia para o município e está alcançando uma grande repercussão. Em seguida o educador físico, Cleiton Felipe dos Santos, destacou a importância de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, e realizou alguns alongamentos com as mulheres presentes.
A coordenadora do Núcleo de Três de Maio, Elizabeth Caraffa, e as voluntárias do IMAMA abordaram as atividades da instituição, aspectos da anatomia da mama, tipos de câncer de mama, fatores de risco, a importância de ter uma vida saudável e como realizar corretamente o autoexame.
Para finalizar, a vitoriosa Inês Redel deu seu depoimento de como foi enfrentar o câncer de mama e em seguida a 'mamamiga' circulou pelas participantes. A atividade contou com a participação de 115 mulheres e foi realizada na quadra de esportes ao lado da ESF Viva Bem.
Já no dia 15, a oficina de conscientização foi realizada em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e incluiu mulheres beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Na oportunidade, a coordenadora do CRAS, Carla Lisiane Sonza, destacou que este evento é um diferencial e para todas as participantes aproveitarem esta oficina tão educativa.
As atividades iniciaram com Elizabeth realizando uma introdução do IMAMA, destacando que atua para promover, manter e restabelecer a saúde da mama para erradicar esta doença que ameaça a vida mas possuí 95% de chances de cura se diagnosticada precocemente. Em seguida as voluntárias se apresentaram e iniciaram a oficina de conscientização.
Posteriormente à parte teórica da atividade, a vitoriosa Lorida Barassuol relatou sua experiência de como foi superar as dificuldades da doença, destacando que sempre teve muita força de vontade.
Paralelamente ao depoimento, a 'mamamiga' circulou pelas participantes para ser apalpada em seus quatro diferenciados pontos, para que se possa comparar a parte da mama normal com as outras três, que possuem nódulos de diferenciados tamanhos.
Para finalizar o evento, foi realizada uma atividade laboral coordenada pelo educador físico Alexandre Bohn, e em seguida foram sorteados brindes entre as participantes e servido um lanche. A atividade ocorreu na Casa da Cidadania e contou com a participação de mais de 50 pessoas.