27 julho 2011

Administração assina contrato com novo laboratório de análises clínicas

Secretária de saúde Marta Camera Taffarel
No mês de junho a Administração Municipal assinou contrato com  Engel e Scherer Ltda- Laboratório de Análises Clínicas Imunoclínica de Giruá para a realização de 700 exames mensais. A escolha do laboratório foi feita através de licitação- modalidade tomada de preços onde quatro Laboratórios enviaram suas propostas.
A secretária de saúde e assistência social, Marta Camera Taffarel explica que em anos anteriores já havia sido feito chamada pública visando a contratação de um laboratório para prestação de serviços, mas não houve interessados. Com as exigências dos organismos de fiscalização externa (CGU e Tribunal de Contas do Estado) que são minuciosos com estes contratos, foi realizada uma nova chamada. “Como é  prerrogativa máxima da atual administração, todas as ações realizadas são embasadas nos parâmetros e normas da legislação vigente,  e para dar legitimidade ao Processo de contratação de serviço, é impreterível  pela LRF seguir a norma, o Direito. Ou seja, seguimos o que prevê os Princípios Básicos da Administração Pública, quais sejam: princípio da legalidade, da economicidade e princípio da igualdade de tratamento”, esclarece Marta.
Conforme o contrato serão realizados 700 exames mensais para os pacientes do SUS no valor de R$ 6.000,00. Os serviços serão prestados diretamente por profissionais do estabelecimento das 07 às 09 horas. Os serviços de agendamento para exames de pacientes do SUS serão prestados das 10 às 12 horas e das 14 as 17 horas, e a entrega dos exames será feita de acordo com as especificidades de cada exame laboratorial sendo realizadas preferencialmente em 48 horas.
Mesmo contratando o novo laboratório, o Laboratório de Análises Clínicas Benedetti Ltda continua prestando serviços para o município. “A administração e a secretaria de saúde têm interesse em manter os serviços com o Laboratório Benedetti sendo que este sempre prestou atendimento de qualidade ao Sistema. O Laboratório mantém alocado os exames SUS pertencentes ao Município e viabiliza a Secretaria da Saúde a cota de 625 exames por mês ao custo zero para os cofres municipais e agora estamos com atendimento de dois laboratórios, num total de 1325 exames para serem divididos com as duas Unidades de Saúde. A população é a maior beneficiada. Também no que diz respeito aos exames particulares, que não estão contemplados nos contratos, quando há concorrência, a tendência é reduzir os preços” destaca Marta Camera Tafarel.
O prazo de vigência do contrato é de 16 de junho a 31 de dezembro de 2011. A partir daí, no mês de novembro, será feita nova licitação, objetivando o contrato vigente para o ano de 2012.