19 março 2013

Dia de Campo de Culturas de Verão foi realizado na área experimental da SETREM

Ex-aluno do CTA da SETREM demonstrou em uma das
estações as variedades de soja Intacta, resistentes
às lagartas (Foto: Ivana Tisott Ritt)
A SETREM, em parceria com empresas e outras instituições, promoveu um Dia de Campo de Culturas de Verão na sexta-feira, 15, junto ao Campus da Instituição. A atividade contou com a participação de cerca de 370 pessoas, vindas de diversos municípios da região. Estudantes dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária da SETREM também usufruíram da atividade para aperfeiçoar seus conhecimentos.

O evento teve início às 13h30min e estendeu-se até às 17h. Os participantes percorreram  as quatro estações do cultivo da soja, interagindo e abordando questões relacionadas ao manejo de pragas e novidades no mercado. Cada uma das estações teve a participação e orientação técnica de um profissional da área.

A primeira estação abordou as novas variedades de soja e o manejo integrado de pragas. Paulo Roberto Valle da Silva Pereira, da EMBRAPA Trigo, destacou que houve uma mudança no cenário da soja nos últimos anos. Segundo ele, atualmente a lagarta da soja é um dos maiores problemas no cultivo do grão. Ele também abordou a importância do produtor fazer o acompanhamento da sua lavoura. “Fazer uso do pano de batida é fundamental para ver o nível de infestação de pragas”, orientou. Outro ponto apresentado nesse primeiro momento foi o mau manejo do isso de inseticidas, sendo usados, algumas vezes, de modo exagerado e sem necessidade.

A segunda estação mostrou o uso de diferentes níveis tecnológicos no cultivo da soja, com o Dr. Mércio Luiz Strieder, também da EMBRAPA Trigo. Strieder mostrou aos participantes a importância do planejamento da lavoura e a importância da rotação de culturas e da proteção e manutenção da cobertura do solo, melhorando assim, a sua fertilidade.

A CCGL Tec apresentou na estação 3 a inserção de cultivares de soja Intacta no sistema de produção, novas cultivares que devem estar disponíveis para o agricultor a partir do próximo ano. O agrônomo Daniel Horbach Rubin, que foi aluno do curso Técnico em Agropecuária da SETREM, de 2004 a 2007, demonstrou as variedades de soja Intacta, resistentes às lagartas. O profissional que cursou o CTA concomitante ao ensino médio também na Instituição, destacou que é de fundamental importância o produtor monitorar a lavoura periodicamente, mesmo tendo plantado uma variedade resistente à lagarta.

A quarta estação foi apresentada pelas empresas COODETEC, Nidera e Syngenta, onde os técnicos abordaram sobre os novosmateriais genéticos disponibilizados pelas empresas aos produtores.

O evento foi uma promoção da SETREM, Cotrimaio, Sicredi e Emater/RS, com o apoio da Syngenta.Tem como parceiros CCGL Tec, Embrapa Trigo, COODETEC e Nidera.