19 março 2013

PROERD orienta 22 alunos do EnsinoFundamental da SETREM

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
terá dez aulas ministradas por um policial militar
Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, iniciaram hoje, 19, as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O Programa consiste em um esforço cooperativo dos policiais formados pelo projeto, educadores, pais e comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O Programa é organizado em dez aulas de 60 minutos, que serão ministradas toda terça-feira no primeiro período, obrigatoriamente, por um policial militar fardado, com auxílio e acompanhamento do professor.

A vice-diretora do Ensino Fundamental e Médio da SETREM, Marilei Assini, explica que a ênfase deste programa “está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro,maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas”.

De acordo com o sargento DilsoSecconi, responsável pelas aulas para os 22 alunos da SETREM, o Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento.

Pesquisadores identificaram fatores sociais e protetores ligados à família, escola e comunidade, os quais fortalecem essa resistência nos jovens. Em outras palavras, a capacidade de jovens crescerem de forma independente e saudável, apesar de condições adversas. A estratégia, segundo Secconi, concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência,alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.

A coordenadora salienta que a participação do estudante da SETREM no PROERD pode ser considerada como parte integrante do currículo, oferecendo assuntos como: saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outros.  As lições são desenvolvidas em sala de aula, por um policial militar com o a companhamento e auxílio do professor de forma interdisciplinar, que busca desenvolver na criança e no adolescente capacidades sociais e habilidades, que possibilitem a estas manter-se afastadas das substâncias psicoativas e da violência,compartilhando conhecimentos e técnicas sobre como resolver conflitos, ser seguros, tomar decisões por si próprios e resistir à pressão para experimentarem as drogas.

As metodologias aplicadas alémdo apoio didático do Livro do Estudante PROERD, privilegia a aprendizagem ativa através de encenações teatrais, trabalhos em grupos e individualizados, que visam estimular os alunos a terem um olhar crítico das situações do dia-a-dia,ainda são trabalhos valores como: limites, disciplina, amizade e amor,cidadania, bem como a importância da família para cada um de nós.

A escola sempre foi e sempre será um local onde o aluno tem de encarar certas frustrações e viver algumas tensões, como:
1.     Os pais se atrasam para buscar a criança, e ela espera achando que será abandonada;
2.    Problemas com notas e disciplina;
3.     Brigas entre alunos;            
4.    Ferimentos pela prática de esportes.

O policial lembra que em contrapartida a estas tensões, a escola deve, obrigatoriamente, ser um local que forneça oportunidades prazerosas à criança, desde o tratamento afetivo entre professor e aluno, até atividades lúdicas e educacionais, que façam com que a criança sinta-se envolvida em um grupo, tenha atenção sinta-se útil e querida.

O aprendizado cooperativo é uma importante estratégia utilizada pelo PROERD e consiste na divisão da sala em grupos de alunos, atribuindo-lhes funções e permitindo aos membros dos grupos a resolução de problemas. Tais atividades contribuem para atender as necessidades de afeto, reconhecimento, respeito e sentimento de autoestima.

“Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno. Os pais tomam conhecimento do programa em que seu filho participará, havendo, ainda, durante os trabalhos, reuniões com os pais ou responsáveis”, destaca Secconi.