Quem gosta de assistir a filmes em São Miguel da Missões tem que procurar videolocadoras ou o cinema mais próximo em outra cidade.
A partir da semana que vem, os moradores poderão usufruir do prazer de estar diante de uma telona de graça, e sem sair do município.
Será inaugurada, na quinta-feira, uma sala de exibições com capacidade para 50 pessoas. O município já recebeu os equipamentos de projeção do Projeto Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto pretende ampliar o acesso ao cinema e difundir filmes nacionais. Cidades históricas também estão sendo contempladas. São Miguel das Missões o único Patrimônio da Humanidade do Rio Grande do Sul: as Ruínas da Redução Jesuítico-Guarani São Miguel Arcanjo.
A primeira sessão, para convidados, será às 18h do dia 29. Serão exibidos curtas sobe futebol e o DVD de Pedro Ortaça, artista missioneiro Gerenciado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o da autarquia federal, próximo ao sítio arqueológico. Após a inauguração, as sessões deverão ser aos sábado, sempre gratuitas. Depois das exibições nas cidades históricas, há sempre um bate-papo entre os presentes sobre o que acabaram de assistir.