03 junho 2009

Ativistas do Greenpeace são detidos ao fazer protesto contra Kátia Abreu

Três ativistas da organização não governamental Greenpeace foram detidos nesta terça, dia 2, no prédio do Senado quando realizavam uma manifestação pacífica contra a senadora Kátia Abreu (DEM-TO). Eles tentavam entregar uma faixa de “miss desmatamento” para a senadora, que é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mas foram impedidos por policiais legislativos.
De acordo com o coordenador da campanha contra o desmatamento do Greenpeace, Márcio Astrini, o ato foi organizado como protesto ao fato de a relatoria da Medida Provisória 458, que trata de regularização fundiária na Amazônia, ter sido entregue à senadora democrata.
— O movimento é contra tudo que ela [a senadora] representa para o agronegócio e o prêmio é que ela recebeu uma relatoria da MP 458 — disse Astrini.
Ele acrescentou que a senadora, como representante do agronegócio, pode em seu relatório, abrandar as leis de proteção ambiental.
Durante a manifestação, a polícia do Senado foi ao gabinete da parlamentar comunicá-la sobre o protesto, mas ela não recebeu os manifestantes.
— Os ativistas estavam criando desordem na Casa e atrapalhando os trabalhos — afirmou Jadson Rodrigues, um dos policiais responsáveis por deter o grupo.
Os manifestantes estão depondo na sala da Polícia do Senado.