Do dia 17 a 19 de junho de 2009 a Brigada Militar participará da Operação Divisa Segura, que envolve os Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e a Província de Misiones / Argentina.
O objetivo da atuação é desenvolver ações simultâneas de repressão às condutas típicas de desdobramento interestadual nos Estados do CODESUL e fronteira com a Argentina e Uruguai, em especial, roubos, tráfico e porte ilegal de armas e drogas e captura de foragidos da justiça. No Rio Grande do Sul sete Comandos Regionais estarão atuando.
É informação consolidada que as vias de acesso são amplamente utilizadas para transporte de drogas, armas e prática de outros ilícitos penais, além de rota de fuga de criminosos.
Serão instalados postos de fiscalização em ações conjuntas com as Instituições Policiais de cada Estado, nas áreas de fronteira e divisa, bem como em locais de risco no interior dos Municípios do Estado.
Serão desencadeadas também ações do tipo Barreira Policial, integradas com as demais organizações e corporações policiais participantes (Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal) e outros órgãos Estaduais e/ou Municipais, conforme o caso (Secretarias da fazenda, saúde, agricultura, etc.).
O horizonte do trabalho das forças policiais é uma prestação cada vez mais qualificada do serviço público, em prol da sociedade, independente das fronteiras físicas existentes.