26 julho 2009

Jovem de 20 anos morre por gripe A em Montenegro, no RS

O vírus da gripe A fez uma nova vítima no Rio Grande do Sul. Na noite de sábado, por volta das 22h30min, morreu o calçadista Eder Curvello Roth, 20 anos, depois de ficar 13 dias internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no Hospital Montenegro. Com isso, sobe para 12 o número de vítimas fatais pela doença no RS.
A família do jovem reclama do mau atendimento que recebeu da rede de saúde em São Sebastião do Caí. Segundo a madrasta Ana Paula da Silva, Eder procurou ajuda médica desde o dia seis de julho por cinco vezes em postos de saúde e no hospital da cidade.
— Ele sempre estava com febre entre 39°C e 40°C, tossindo muito e com dores pelo corpo. Mesmo assim, era simplesmente medicado e liberado — lembra Ana Paula.
Segundo ela, Eder não era diabético e nem tinha problemas de pressão, mas era obeso.
O atendimento só teria sido feito de forma adequado no dia 12, quando o estado grave forçou os médicos a transferi-lo do Hospital Sagrada Família, em São Sebastião do Caí, para Montenegro.
De acordo com a chefe de enfermagem do Hospital Sagrada Família, Marta Biespeorf, o primeiro registro de consulta de Eder é do dia 11, quando teria apresentado vômito, náusea e diarreia, o que não representa o quadro da gripe. A falta de ar só foi registrada no dia seguinte, data em que foi encaminhado para Montenegro.
O secretário de Saúde da cidade, Fernando Cofferri, disse não ter registros de que Eder procurou atendimento em postos da rede municipal.