27 julho 2009

Padre brasileiro é afastado nos EUA por "conduta sexual inadequada com adultos"

O padre brasileiro Pedro José Damázio foi afastado de suas funções pela Arquidiocese de Boston (Estados Unidos) durante o fim de semana por alegações de "conduta sexual inadequada com adultos". Damázio, que no passado atuou em Tubarão (SC), trabalha com a comunidade de imigrantes brasileiros do Estado de Massachusetts há mais de 10 anos. O padre Walter Carreiro, colega de Damázio, foi questionado sobre a situação pelo jornal The Boston Globe.
— É muito importante orar pelas supostas vítimas de qualquer abuso. Mas lembrem-se também dos padres, todos aqueles que são acusados, porque eles também precisam dessas preces — disse Carreiro.
A porta-voz da arquidiocese, Kelly Lynch, evitou dar detalhes sobre o caso. Ela disse apenas que o assunto está sendo investigado e que as acusações vieram à tona "muito recentemente".
O Boston Globe publica em sua edição de hoje que o padre voltou ao Brasil no dia 12 após receber uma carta informando sobre as suspeitas de comportamento impróprio. A viagem serviria para que Damázio informasse sua mãe a respeito antes que as notícias chegassem a ela. A mãe do religioso tem 86 anos e saúde precária, salienta o periódico, citando o jornal O Globo, do Rio de Janeiro.
Entrevistados pelo diário americano, integrantes da comunidade brasileira atendida pela arquidiocese reagiram à notícia com surpresa e defenderam o padre.
— Estou 100% com ele — afirmou Joanna Maciel, que descreveu o religioso como "quieto, muito quieto".
— Estou muito triste porque, para mim, ele é um padre maravilhoso — opinou Vera Monteiro.