Antes da chegada de uma massa polar de forte intensidade no meio da semana, o Rio Grande do Sul ainda passa por um período de instabilidade climática. Até o final desta segunda-feira, deve chover no noroeste, centro e oeste do Estado. Nas demais regiões, o tempo fica seco com nebulosidade variável. Há nevoeiro em alguns pontos. A máxima chega a 21ºC no RS e 19ºC em Porto Alegre.
A instabilidade se desloca amanhã para o Oeste e Centro-Sul, podendo haver chuva forte na fronteira com o Uruguai. A temperatura fica entre 9ºC e 23ºC.
Na quarta-feira, o tempo instável se junta a uma frente fria, o que provoca chuva forte sobre o Estado. essa condição passa rapidamente. Os termômetros oscilam entre 6ºC e 21ºC.
É na quinta-feira que o clima muda, com a chegada de uma forte massa de ar polar. A temperatura cai vertiginosamente, ficando entre -2ºC e 15ºC. Além disso, pode haver chuva na divisa com Santa Catarina.
As marcas negativas se prolongam pelos dias seguintes. Faz de -4ºC a 12ºC na sexta-feira, -3ºC a 15ºC no sábado e -1ºC e 18ºC no domingo. A previsão é de formação de geada e pouca nebulosidade.