27 agosto 2009

COTRIMAIO realizou o 1º Encontro de Agricultura de Precisão

A Agricultura de Precisão proporciona economia de insumos, pois a aplicação passa a ser feita por meio de doses, que variam de talhão para talhão, resultando o aumento da produção. Assim, o agricultor pode aplicar mais nutrientes onde há mais carência, e prever redução na aplicação do insumo onde for possível. Com a realocação dos nutrientes são minimizados os desequilíbrios e a produtividade das culturas tende a melhorar.
Há 3 anos a COTRIMAIO implantou um programa de Agricultura de Precisão a fim de realizar junto a seus produtores um melhor acompanhamento da fertilidade do solo de suas lavouras. Através dos resultados das análises de solo são elaborados mapas de fertilidade das áreas, bem como, os mapas de aplicação de insumos para correção das deficiências diagnosticadas. O processo de aplicação dos fertilizantes necessários é realizado através de taxa variável de acordo com a meta de correção que foi almejada.
Para incentivar esta prática, a COTRIMAIO realizou na tarde do último dia 26, o 1º Encontro de Agricultura de Precisão. Os temas abordados foram: Programa de Agricultura de Precisão COTRIMAIO, níveis de fertilidade e pontos críticos, recomendação de adubação das culturas após a correção, formas de aplicação de corretivos, importância da qualidade de distribuição dos corretivos, freqüência de reamostragem e a influência do tamanho do grid na homogeneização da área, com palestrantes renomados como: Dr. Eng. Agr. Jackson Fiorin, FUNDACEP, Cruz Alta, Dr. Eng. Agr. Alan Acosta, Drakkar Solos, Santa Maria, PHD Eng. Agr. Telmo Amado, UFSM, Santa Maria. O evento contou com a participação dos produtores envolvidos no programa de Agricultura de Precisão, alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Setrem e demais produtores da COTRIMAIO.