24 agosto 2009

Horizontina é a melhor cidade da região em ídice de emprego, renda, educação e saúde

Estudo é da Firjan-RJ e aponta a cidade na 31ª colocação do Estado em desenvolvimento;
A desigualdade é cada vez menor no Rio Grande do Sul. Além disso, 85% das cidades gaúchas têm desenvolvimento alto ou moderado, índice muito superior ao desempenho brasileiro, que é 50,6%. As boas notícias estão na última edição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), um estudo criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no ano passado e que será atualizado anualmente. De acordo com o levantamento, o Rio Grande do Sul ocupa a sexta colocação entre os Estados mais desenvolvidos do país, subindo duas posições em relação ao resultado anterior.
Embora os dados sejam referentes a 2006, ignorando a crise financeira mundial do final de 2008 e a estiagem que assolou o Estado em 2007, a Firjan garante que os resultados, baseados somente em estatísticas oficiais, mantêm-se atuais, porque levam em conta indicadores estruturais que pouco variam, caso de saúde e educação.
Para efeito de comparação, os pesquisadores calcularam também todos os índices de 2000, e a comparação com 2006 evidencia ainda mais o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil. De lá para cá, 127 municípios deixaram níveis regulares de desenvolvimento e ingressaram na faixa com taxas de moderadas a altas, um crescimento de 25,5 pontos percentuais em seis anos.
A Firjan criou o estudo, que compila dados de emprego, renda, educação e saúde, como alternativa ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), das Nações Unidas, que se baseia em dados de censos demográficos feitos a cada década, o que impede o acompanhamento anual do desempenho das cidades.
O Estado possui cinco áreas com alto desenvolvimento. Caxias do Sul, Porto Alegre, Lajeado e Santa Maria, são as quatro cidades que lideram o estudo. A área da saúde é um dos pontos altos nas cidades do RS.
Na região a melhor colocada no índice geral é Horizontina, que ocupa a 31ª posição no RS na soma da nota média nos quesitos Saúde, Educação, Emprego e Renda. Santo Cristo é a segunda cidade melhor situada na Fronteira Noroeste ocupando a 41ª posição estadual. Três de Maio é a 55ª e Santa Rosa está em 61o lugar. No estudo Tucunduva aparece na posição 186, Doutor Maurício Cardoso posição 227 e Novo Machado posição 306.