15 agosto 2009

Suínos não poderão participar desta edição da Expointer

Pela primeira vez em 25 anos, não haverá exposição de suínos na Expointer, no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada na tarde desta sexta, dia 14, em reunião na Superintendência do Ministério da Agricultura, em Porto Alegre. O objetivo é preservar a sanidade dos quase 200 animais inscritos na exposição, que poderiam entrar em contato com visitantes contaminados com vírus da gripe A. .
A polêmica chegou a dividir opiniões de indústria, produtores e autoridades da Secretaria de Agricultura do Estado e do Ministério da Agricultura. O objetivo da exclusão é a de evitar o contato dos animais com pessoas infectadas, que poderiam transmitir gripe aos suínos.
— Foi uma decisão bastante coerente, que foi discutida e gerou polêmica, mas é uma decisão que vai beneficiar a suinocultura e proteger o setor de qualquer perigo que possa ocorrer com esta gripe — acredita o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Folador.
Ele explica que agora o setor vai avaliar os prejuízos que os produtores podem ter com a decisão.
— A partir de agora vamos estudar os prejuízos desta ausência na Expointer tanto por parte do produtor quanto por parte da entidade que organiza o pavilhão de suínos — diz Folador.