29 agosto 2009

Ver. Classmann faz indicação para que se estabeleça a realização obrigatória do “Teste do Olhinho” em recém-nascidos em Três de Maio

Através da Indicação Legislativa 45/2009, O Ver.Alexandre Classmann da Bancada do PTB três-maiense, pede: "Que o poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, estude encaminhar à Câmara Municipal de Vereadores um projeto de lei que estabeleça a realização obrigatória do “Teste do Olhinho” em recém-nascidos do município”.
Justificativa do vereador:
O “Teste do Olhinho”, também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, é um teste simples, rápido, indolor e barato, que é feito no bebê nas primeiras horas de vida, sendo essencial para detectar possíveis problemas congênitos na visão evitando o agravamento de doenças graves durante o desenvolvimento da criança.
Quando realizado, o exame pode detectar a catarata congênita, traumas de parto, hemorragias, inflamações/infecções, malformações e até mesmo doenças malignas que podem se desenvolver com o tumor conhecido como retinoblastoma. Segundo dados estatísticos, todas essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo. Esses diagnósticos, caso não sejam tratados a tempo, podem proporcionar à criança uma baixa visão, ou até mesmo a cegueira.
Durante o Teste do Olhinho, realizado pelo pediatra ou oftalmologista e sem uso de colírios prévios, é usada uma fonte de luz para se observar o reflexo que vem das pupilas. Para isso, deve-se usar um pequeno aparelho denominado ‘oftalmoscópio direto’ que permite ao médico visualizar o reflexo da luz incidida no olho da criança. Vale salientar que a luz usada no aparelho tem baixa intensidade e não provoca nenhum dano para a criança que está sendo examinada.
Para ler na integra - clique aqui