O deputado federal Pompeo de Mattos disparou na frente na apuração dos votos da consulta que o PDT fez neste sábado aos seus filiados em 474 municípios do Estado. Na votação, os pedetistas puderam o escolher o nome preferido para concorrer ao governo do Estado em 2010. Estimativas preliminares indicam que mais de 20 mil filiados compareceram para votar.
Segundo totalização extra-oficial produzida pela equipe de apoio de Pompeo e com a ajuda dos dirigentes do partido espalhados pelo Estado, a apuração em mais de 40 municípios indica que Pompeo tem mais de 50% dos votos válidos, contra 25% do deputado Vieira da Cunha, 12% de Paulo Azeredo e 8% de Enio Bacci. Esses números incluem a maioria das cidades da região metropolitana, onde Vieira era tido como favorito, mas Pompeo fez grande votação.
Pompeo espera concluir o levatamento extra-oficial dos resultados até a próxima segunda-feira. O deputado estima que a apuração nos pequenos municipios do Estado vai consolidar ainda mais sua vantagem. Ele teve vitória folgada, também, em cidades tradicionais do interior, como Ijuí, Palmeiras das Missões, Santa Rosa, São Borja e Cruz Alta.
Na região metropolitana, Pompeo venceu por larga margem em Canoas, Sapiranga, Taquara e Triunfo, em percentuais que superam de 70% dos votos válidos.
"A consulta demonstra a vitalidade do partido, fortalece a unidade do PDT e consolida a construção de um projeto vitorioso em 2010. Estou muito feliz e honrado com os primeiros resultados", disse Pompeo, que almoçou com o ministro Tarso Genro, hoje, em Santa Maria.