04 outubro 2009

Estátua de Jayme Caetano embeleza trevo em São Luiz Gonzaga

A inauguração vai ser somente no dia 10, mas a operação de translado da estátua de Jayme Caetano Braun foi uma atração à parte neste sábado (03), em São Luiz Gonzaga, nas Missões. O monumento em homenagem ao pajador missioneiro estava no pátio da casa da família do escultor Vinícius Ribeiro, responsável pela obra. E precisava ser levada para um dos trevos da cidade, onde poderá ser contemplada.
Dois guindastes e um caminhão carreta foram necessários para erguer e transportar uma estátua. A operação foi delicada e demorada: a obra de concreto armado tem seis metros de altura e nove toneladas. O pajador de concreto foi primeiro içado a uma altura de 17 metros, sobre a rede de energia elétrica. Depois, foi deitado num caminhão carreta.
Sete pessoas trabalharam na operação, que durou mais de seis horas. Com a estátua sobre o caminhão, os admiradores do artista percorrem em carreata e a cavalo um trajeto de cerca de dois quilômetros até o trevo. A obra foi construída com recursos da comunidade. Como também são admiradores de Jayme, os responsáveis pela empresa que fez o serviço de transporte, de Panambi, só cobraram o valor do diesel.