A governadora Yeda Crusius apresenta, nesta quarta-feira (7), a 5ª Edição do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados (Funafir). Neste ano, o montante a ser repassado aos cerca de 60 hospitais filantrópicos habilitados (entre eles o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio) é de R$ 35 milhões.
O Funafir é um programa que facilita o acesso dos hospitais a empréstimos junto ao Banrisul e conta com apoio da CaixaRS - Agência de Fomento. Dessa forma, possibilita as condições necessárias à gestão operacional e financeira dos estabelecimentos de saúde beneficiados, permitindo uma melhor alocação de recursos para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A operação de crédito aos hospitais se dará num prazo de 36 meses, com seis meses de carência e 30 meses de amortização. As taxas de juros serão de 1,50% ao mês, sendo o custo de 0,80% para o hospital e 0,70% equalizado pelo Funafir. Para isso, o governo do Estado, por meio do orçamento da Secretaria da Saúde, alocará recursos no valor de R$ 2,1 milhões, no período de um ano.