30 outubro 2009

Nove sobreviventes de avião são encontrados por tribo, diz Funasa

A Aeronáutica localizou por volta das 12h desta sexta-feira o avião que estava desaparecido desde a manhã de quinta-feira na região da Floresta Amazônica. De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), cuja equipe estava no avião, há nove sobreviventes. Uma pessoa estaria presa nas ferragens e um militar estaria desaparecido.
O Comando da Aeronáutica informou que integrantes da tribo Matis notificaram a Fundação Nacional do Índio (Funai) de ter encontrado, nesta manhã, a aeronave C-98 que estava desaparecida.
As informações preliminares apontam que a aeronave encontra-se em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari.
Estavam no avião quatro militares: 1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, 2° Tenente José Ananias da Silva Pereira, Suboficial Marcelo dos Santos Dias, e 1° Sargento Edmar Simões Lourenço. A aeronave levava também sete funcionários da Funasa: os técnicos Diana Rodrigues Soares, João de Abreu Filho, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima, além da enfermeira Jositéria Vanessa de Almeida, conforme informações do site G1.
Ontem, sete aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram buscas pelo avião que desapareceu na pela manhã depois de ter partido de Cruzeiro do Sul, no Acre, com destino a Tabatinga, no sudoeste do Amazonas. O avião é um C-98 Caravan da FAB.