16 outubro 2009

Situação da triticultura brasileira será tema de debate na Comissão de Agricultura

Parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovaram na última quarta-feira (14), requerimento para realização de uma audiência pública para discutir a situação da triticultura brasileira e a comercialização da safra 2009/2010.
Segundo o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), vice-presidente do colegiado, uma das principais preocupações das lideranças tritícolas no momento é a falta de recursos federais para amparar a venda do trigo. “Algumas regiões do país já começam a colher o cereal e estão receosas quanto aos preços baixos e a falta de sinalização do governo para ajudar o setor”, evidencia.
O debate para tratar do assunto está marcado para a próxima quarta-feira (21), às 10h, no plenário 6, do anexo II.
Entre os expositores convidados para o encontro estão o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes; a presidenta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu; o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Luiz Carlos Guedes Pinto; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Wagner Rossi; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Alberto Ercílio Broch; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas e o presidente do Conselho da Associação Brasileira da Indústria de Trigo (ABITRIGO), Luiz Martins.
Além destes, também foram convidados para participar da discussão lideranças setoriais do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.