06 novembro 2009

Forças de Segurança de Fronteira do Brasil e Argentina Realizam Reunião de Avaliação

Nos dias 04 e 05 Nov 09 estiveram reunidos em Puerto Iguazu/Argentina, representantes das Forças de Segurança de Área de Fronteira do Brasil e Argentina para Reunião de Avaliação da 13ª Operação Simultânea realizada nos dias 11 a 13 de junho de 2009.
Participaram do evento o Cmt do CRPO/Fronteira Noroeste, Ten Cel ATAMAR MANOEL CABREIRA FILHO; o Cmt do 4º BPAF/Santa Rosa, o Cmt do 37º BPM/Frederico Westphalen; o Ministro de Gobierno da Província de Misiones, Dr. JORGE DANIEL FRANCO; Jefe da Agrupacion IV/Misiones e Oficiais Comandantes dos Esquadrões da Gendarmeria Nacional Argentina; SubJefe da Policia de Misiones, Diretor Geral de Planejamento e Estratégia e Comandantes das Unidades Regionais da Policia de Misiones e Prefectura Naval Argentina, todos com jurisdição na área de fronteira com o Brasil; Polícia Militar e Polícia Civil de Santa Catarina e Polícia Militar do Paraná, ainda, o Oficial de Enlace ao CODESUL, Cmt Mayor ENRIQUE ALBERTO ZACH.
Além da apresentação dos resultados da última Operação Simultânea por parte de cada Instituição presente, foram ainda sugeridas propostas que visem melhorias na atividade de segurança pública na integração entre os dois países e estados participantes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades fronteiriças.
Em destaque resultaram aprovadas as seguintes propostas: A realização pela Policia de Misiones na cidade de Posadas de um curso bilíngüe (Espanhol/Português) de segurança de trânsito para Oficiais que atuam nesta área nos dois países. A integração das agências de inteligência de cada Força de Segurança em reuniões paralelas para troca de informações atinentes a área de segurança pública. A criação de uma comissão transnacional para a elaboração de um acordo entre as Forças de Segurança de Fronteira do Brasil e Argentina, a fim de estabelecer facilidades e troca de informações, com o objetivo de formalizar e fortalecer a integração que já vem sendo realizada na prática desde o ano de 2003.
O Ministro de Gobierno da Província de Misiones explanou que estão sendo finalizadas tratativas junto as autoridades do Governo Federal da Argentina que vizam possibilitar o ingresso de cidadãos brasileiros na Argentina portando como documento de identificação pessoal a Carteira de Motorista com foto, para fazer o translado migratório em substituição a Carteira de Identidade.
Todos os Comandantes e Chefes dos órgãos de segurança participantes enfatizaram a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido e da necessidade de fortalecer cada vez mais a integração das Forças de Segurança de Fronteira entre Brasil e Argentina.