A Prefeitura, através da Coordenadoria da Defesa Civil, vinculada a Secretaria Geral de Governo, o Gabinete da Vice-Prefeita, a Secretaria de Desenvolvimento Social e demais Secretarias Municipais estão realizando uma campanha em parceria com entidades e clubes de serviços para auxiliar as famílias que tiveram danos com as chuvas ocorridas no mês de novembro. Com a ocorrência de enchentes e vendavais, inúmeras famílias ficaram desabrigadas ou estão em situação de extrema necessidade.
As doações podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social (roupas, alimentos, fraldas, material de limpeza e utensílios domésticos) e na Secretaria de Obras (material de construção). Tudo que for recebido será registrado em um relatório para depois ser encaminhado às famílias. Em Santa Rosa, 825 pessoas foram atingidas, sendo que 18 famílias perderam tudo, e hoje, se encontram em abrigos comunitários e deverão ser recolocadas em residência provisória, em local ainda não definido.
Na Secretaria de Desenvolvimento Social, todos os servidores estão trabalhando na campanha e no acompanhamento das famílias atingidas, sob coordenação da Vice-prefeita. Quem quiser realizar doações e não tiver como entregar, pode entrar em contato com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento pelos telefones (55) 3511 1000 / 3513 1107. Segundo Sandra Padilha, as pessoas estão ajudando, “Antecipadamente nós temos que agradecer a colaboração de toda comunidade que tem essa característica de voluntariado e que nunca deixa de agir num momento de dificuldade como este, por exemplo, por isso agradecemos em nome dessas famílias”.
Das 75 pessoas que estavam no parque, 45 ainda continuam alojadas, mas em comunidades do bairro Planalto e Auxiliadora. As demais voltaram para suas casas. Das 120 pessoas que estavam em casas de parentes e vizinhos, 70 continuam, as outras 50 foram para casa. As equipes da Defesa Civil e das Secretarias estão trabalhando para ajudar as famílias na reconstrução, por isso, toda a ajuda é bem vinda. No interior cerca de 10 pontes sofreram danos, segundo o Secretário de Obras, “Dentro do possível nós estaremos realizando os consertos”.