30 novembro 2009

Temporal destelha 90% das casas da área urbana de Santo Cristo, segundo BM

O temporal que atingiu a região noroeste do Estado na madrugada de hoje deixou o município de Santo Cristo em situação crítica. Segundo levantamento preliminar da Brigada Militar, 90% das casas da área urbana foram destalhadas e 70% dos postes caíram. A cidade está sem fornecimento de energia elétrica e serviço de telefonia. Um QG foi montado na sede da prefeitura para avaliar a situação.
Dois postos de combustível e o ginásio da Escola Estadual Leopoldo Ost tiveram a cobertura arrancada devido à força dos ventos. Prédios da escola foram parcialmente destelhados. Uma equipe do exército de Santa Rosa é aguardada para desobstruir vias bloqueadas por árvores caídas. A igreja matriz da cidade também teve o telhado arrancado.
Região Celeiro
Na região Celeiro, um dos municípios mais atingidos foi Esperança do Sul. Segundo a Brigada Militar de Três Passos, uma escola foi danificada em Linha Ismael. Também de acordo com a BM, uma casa desabou na cidade ferindo um homem de 65 anos, que passa bem. Há danos em residências e na rede de alta tensão do município.
O trecho da RS-330 que liga Derrubadas a Tenente Portela está interditado devido à queda de árvores. Há registros de detelhamentos em Bom Progresso, Crissiumal e Miraguaí.