18 dezembro 2009

Aécio Neves desiste de concorrer à Presidência

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), anunciou nesta quinta-feira que não será candidato à Presidência da República em 2010. A confirmação foi dada em entrevista em Belo Horizonte com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Segundo Guerra, Aécio será candidato ao Senado.
— Hoje o governador nos informa que não disputará nem é mais candidato à Presidência da República. É candidato ao Senado — afirma.
Segundo ele, o governador de Minas teria todas as condições para se candidatar e governar o Brasil, caso eleito.
— Sua liderança, todos reconhecemos. Sem dúvida, o PSDB tem nele um grande quadro — afirmou Guerra.
Mais cedo, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) havia dito que Aécio ia anunciar a decisão.
— Ele está fazendo um discurso em Belo Horizonte agora anunciando isso. Está retirada a candidatura dele à Presidência — contou. Aécio disputava com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), a indicação do partido para a Presidência.
Aliado preferencial do PSDB em 2010, o DEM recebeu bem a decisão. O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), afirmou que o quadro agora está mais claro para a próxima eleição com o governador José Serra (SP) pela oposição e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) pelo governo.
— O importante é que o quadro começa a ficar mais nítido. Agora é Dilma contra Serra. Essa decisão coloca o Serra como pré-candidato e cabe a ele agora definir quando assumir essa posição — disse Maia.
Maia elogiou a posição de Aécio de deixar a disputa.
— Acho que ele tomou a decisão correta porque esta situação estava criando um desgaste permanente — afirmou.
O presidente do DEM disse esperar que mesmo sem ser candidato o mineiro esteja disposto a ajudar a aliança oposicionista em outros estados.
— Foi uma decisão acertada de fortalecer o projeto em Minas Gerais, mas ele continua sendo uma peça fundamental da engrenagem e espero que colabore com a nossa campanha em outros estados no próximo ano — projeta.