31 dezembro 2009

De uma penada só, prefeito de Três Passos demite todos os cargos em comissão

Os detentores de Cargos em Comissão, de Funções Gratificadas e Estagiários da Administração Municipal de Três Passos foram pegos de surpresa pelo prefeito Cleri Camilotti neste final de ano.
O Chefe do Poder Executivo determinou, de uma penada só, a exoneração de todos os ocupantes desses cargos e funções, do primeiro ao terceiro escalão.
Desta forma, perdem o emprego secretários, chefes de setor e outros auxiliares nomeados diretamente pelo prefeito.
O clima é de estupefação e insegurança entre os demitidos, pois vão virar o ano sem saber qual será seu futuro.
Do ponto de vista político, social e humano, a decisão do prefeito é considerada uma atitude radical, pois gera um impacto muito forte na vida daqueles que assumiram um cargo de confiança e de repente perdem o emprego.
Não houve um posicionamento oficial por parte da prefeitura, nem aos que perderam os cargos nem à imprensa, mas comenta-se nos bastidores que a intenção de Cleri Camilotti é promover uma reestruturação nesses quadros.
Dizem os “analistas políticos de plantão” que essa medida é um mero jogo de cena, pois o prefeito aproveitaria para se livrar de algumas peças que não se encaixaram no atual contexto político-administrativo. Logo em seguida, a maior parte dos exonerados seria readmitida.
Outro ponto considerado para justificar a atitude do prefeito reside no episódio da eleição para a mesa diretora da Câmara de Vereadores, em que o PT - Partido dos Trabalhadores rompeu um acordo firmado e assumiu a presidência do Poder Legislativo.
Como o PT é aliado da Administração Municipal e mantinha cargos de confiança indicados pelo seu partido na prefeitura, pode estar aí um dos alvos da medida adotada por Camilotti.