Alimentos orgânicos, artesanato, floricultura e uma ampla agenda cultural são os atrativos da feira. Estão sendo realizados os últimso ajustes para a 3ª Feira de Economia Solidária e Agroecologia que será realizada no Parque de Exposições de Santa Rosa nos dia 12 e 13 de dezembro de 2009. Expositores de toda região Fronteira Noroeste e Missões já confirmaram presença. Além destes, comitivas de Ijui, Cruz Alta, Passo Fundo, Crissiumal e diversos outros municípios do estado e até do Mato Grosso irão participar.
A abertura oficial do evento acontece na manhã do sábado(12) às 10h. Antes disso, inciciam os jogos cooperativos envolvendo dezesseis escolas da região que integram o Programa de Cooperativismo nas Escolas – PCE desenvolvido pela Cooperluz. Durante os dois dias de evento serão comercializados produtos da agricultura familiar, cooperativas, agroindustrias e associações urbanas de economia solidárias. Alimentos, artesanato, floricultura e uma ampla agenda cultural são os atrativos da feira.
Na parte artísitica, o destaque será para a diversidade com espaços para as mais diferentes manifestações culturais como dança, capoeira, hip-hop, pintura, desenho, grafite, entre outras. O cantor nativista Antônio Gringo encerra a feira com um show nativista no domingo às 17 h, no palco da Praça de Alimentação. Além dele, outros artistas locais e regionais terão espaço durante o evento.
As pessoas que pretendem almoçar no parque terão a opção do restaurante solidário, coordenado por um grupo de mulheres que constituem um grupo de economia solidária, com um cardápio variado e saudável, acompanhado de sucos naturais. Segundo Airton Rodrigues da Silva, coordenador da feira, “O evento pretende afirmar que uma outra economia, com respeito ao ser humano e ao meio ambiente está se desenvolvendo na região e quer ampliar sua inserção, para que possamos construir um mundo mais justo e sustentável”.
A feira terá entrada franca e é promovida pela AREDE – Associação Regional de Educação, Desenvolvimento ePesquisa, UNICOOPER, Prefeitura de Santa Rosa e tem como patrocinadores a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal, a Corsan e a Cooperluz.